Cooperativismo no Brasil retrata um modelo de negócios em que os trabalhadores, por exemplo, são donos do negócio.
Trata-se da união de indivíduos quem têm interesses e objetivos em comum e se juntam para trazer desenvolvimento econômico e social para o meio onde atuam, bem como para eles mesmos.
Uma cooperativa faz parte do sistema cooperativista e existe de forma organizada, tem a partição livre de seus cooperados e sua administração busca trazer importantes benefícios para todos os seus sócios.
A Coopertrim, por exemplo, que é a cooperativa responsável por fabricar as ferramentas manuais agrícolas da marca Tarza.
Quer entender mais desse assunto? Fique comigo na leitura deste artigo e veja mais sobre a Cooperativa de Raul Soares (MG) e um pouco de suas atividades. Vamos nessa?
O histórico de desenvolvimento de cooperativas no Brasil
As cooperativas começaram a se desenvolver em 1844, em Rochdale, na Inglaterra. Foi quando 27 homens decidiram montar um armazém, adquirindo alimentos a preços menores.
No Brasil, a cultura do Cooperativismo ganhou força no século XIX, no estado de Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Quem foi responsável pela chegada do cooperativismo no Brasil foi o suíço Theodor Amstad.
Foi quando ele observou que as famílias viviam de modo precário e quis apresentar uma solução de trouxesse mais prosperidade para as famílias.
Na década de 1960, foi criada a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que visa defender os interesses dessas associações.
Cooperativismo: o que é uma cooperativa e como funciona?
Uma cooperativa é uma sociedade de indivíduos que exercem uma atividade em comum. Existem cooperativas de muitas naturezas. Uma cooperativa não visa o lucro, mas a prestação de serviços aos seus associados.
Uma cooperativa serve para ajudar seus associados, por exemplo, a adquirirem equipamentos agrícolas a menores custos e em condições mais vantajosas.
Se for uma cooperativa de crédito, ela vai possibilitar que seus associados tenham empréstimos juros menores etc.
Quem define a administração, os objetivos e os rumos do negócio são seus cooperados, os quais têm poder de voto em Assembleias.
Isso permite a defesa de interesses comuns e decisões em conjunto, de modo que o coletivo possa se beneficiar.
Regras de uma cooperativa
Uma cooperativa tem suas regras e a lei que rege o funcionamento dela é a de número 5.764/71 que traz a Política Nacional de Cooperativismo. Esta lei traz o regime jurídico de uma cooperativa.
Segundo o Manual de Registro das Cooperativas, de acordo com a Instrução Normativa 10/2013, uma cooperativa singular precisa ser formada por pessoas físicas, e precisa de ao menos 20 associados para compor uma cooperativa.
Embora se for uma cooperativa de trabalho, pode ser 7 associados.
Dentre as características de uma cooperativa, temos:
- É uma sociedade de pessoas
- O objetivo geral é a prestação de serviços aos sócios
- Pode ter um número ilimitado de cooperados
- O controle e administração é democrática, ou seja, uma pessoa, equivale a 1 voto nas assembleias
- O retorno é proporcional ao valor das operações
- Não está sujeita à falência
- Há neutralidade política e prega a não discriminação racial ou religiosa, por exemplo.
Claro que existem outras regras, trouxemos aqui apenas algumas delas.
De modo geral, é um modelo de negócios que vem ganhando mais adeptos no Brasil, devido as condições de viabilidade e agregação de valor, que o modelo traz para seus associados.
Principais cooperativas do Brasil
Dentre as principais no Brasil, temos:
- Coopertrim
Quanto a história da Coopertrim, ela foi fundada em 2009, ela surgiu com a intenção de levar sucesso e resiliência de uma das maiores marcas de ferramentas agrícolas para uso manual.
A Cooperativa Coopertrim está sediada em Raul Soares (MG), é hoje uma das marcas mais reconhecidas do Brasil, ajudando a desenvolver o setor de construção civil e agrícola.
Suas ferramentas ganharam a marca Tarza, trazendo ao usuários boa aplicação no uso de ferramentas manuais, viabilizando, assim, a produção agrícola.
A Coopertrim busca garantir a qualidade no fornecimento de produtos Tarza, como as ferramentas manuais.
Aproveite para conhecer as ferramentas Tarza, que têm grande valor para o homem do campo.
- Copersucar
Essa cooperativa tem sede em São Paulo. Em sua última safra, foram comercializadas quase 4,5 milhões de toneladas de açúcar e 4,3 bilhões de Etanol.
Ela iniciou suas atividades no Brasil em 1959 e hoje está consolidada de modo global, pois atualmente é a maior exportadora brasileira de açúcar.
- Coamo
É uma cooperativa no ramo agrícola e responsável por cera de 17% da safra paranaense e em torno de 3,2% da produção brasileira de grãos.
Hoje, ela produz soja, milho, café, algodão e outros produtos. Ela foi fundada em 1970, em Campo Mourão (PR) e possui ainda grande presença quando o assunto é fornecimento para o mercado mundial, pois é uma das maiores exportadoras de grãos do Brasil.
- Aurora alimentos
Essa cooperativa tem sua logomarca no uniforme da associação chapecoense de Futebol, primeira divisão de futebol brasileiro.
A cooperativa Aurora foi fundada em 1969, e hoje é uma das maiores conglomeradas do setor de carnes no Brasil.
Mas ela atua no ramo de suínos, aves, lácteos, massas e vegetais, por exemplo.
Principais setores desenvolvidos por cooperativas
Dentre os principais setores desenvolvidos por cooperativas, podemos citar esses, a seguir:
- Agropecuário
O setor agropecuário foi um dos mais desenvolvidos nesse período todo de existência do Cooperativismo e, por isso, é um dos ramos de mais relevância para o Brasil.
- Crédito
As cooperativas de crédito são instituições financeiras que não visam lucro, todos têm poder de decisões nelas e o lucro é dividido entre os sócios.
Os serviços são do tipo financiamentos, empréstimos, abertura de contas corrente e poupança, com rendimentos mais vantajosos. Assim, os sócios podem se beneficiar desse tipo de instituição e foge de condições exorbitantes de outros bancos.
- Consumo
Há ainda as cooperativas de Consumo que existem para diminuir os custos de produtos e serviços. Nesse meio, há as cooperativas de educação, turismo e lazer.
- Infraestrutura
Uma cooperativa no ramo de infraestrutura, os cooperados realizam diversas atividades, como de irrigação, enérgica elétrica, construção civil, telefonia, dentre outras modalidades. A intenção é levar o desenvolvimento para todo o Brasil.
- Saúde
Há ainda as cooperativas de saúde, as quais são voltadas à saúde humana, e incluem os médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas e outras especialistas no ramo da saúde.
- Transporte
Uma cooperativa do setor de transporte traz o transporte na modalidade individual e coletivo, assim como o de carga, os cooperados precisam ter a posse e propriedade da frota dos carros. Eles combinam entre si com será a prestação de serviços.
Enfim, o modelo do Cooperativismo traz para os seus sócios mais possibilidades do que uma pessoa atuando sozinha ou com seu esforço e investimento individual, não conseguiria.
Gostou de nosso conteúdo? Fique aqui e acesse outros conteúdos!
Por fim, neste artigo você viu mais sobre como o Cooperativismo funciona, algumas regras e um pouco sobre a Coopertrim, que é a cooperativa responsável por fabricar as ferramentas agrícolas da marca Tarza.
E você que tal conhecer mais desse modelo de negócio? Confira nossas ferramentas manuais que irão ajudar o produtor rural. Clique aqui e veja mais das ferramentas Tarza